segunda-feira, 2 de setembro de 2013 0 comentários

Fatec de Ourinhos é Boa?

Bom esses dias falei no Facebook que a Fatec de Ourinhos não era uma boa faculdade, como tantos papagaiam por ai, quase fui crucifixado pelos alunos de lá. É normal e os entendo, já que se esforçaram para entrar nela e dai chega um maluco falando que ela é ruim como é isso? O problema é que mexo na área e fiquei 2,5 anos na faculdade, quando faltava um ano e meio para terminar, não suportei e sai, não foi por ter que matar um leão por dia para estar presente nas aulas ou os professores metido a piadistas e sim a carência de docentes qualificados e aulas que condiz com a realidade do programador.

Vemos professores de jogos ensinado a mexer em RPG Maker, em minha humilde opinião, se a pessoa precisa de faculdade para mexer no RPG Maker algum problema tem, professores que ensinam a bolar historinhas. Meu Deus se a pessoa não sabe bolar uma historia para seu jogo com certeza está na profissão errada, tentam se fazer de professores, mas muitos nem sabe escrever um algorítimo e nunca fizeram um game na vida para querer ensinar os outros como se faz.

Os alunos coitados, não quero generalizar, mas são uma massa facilmente controlada, pois o que o professor fala para eles é 100% verdade. Quando entram em greve falam que seu salario é baixo e que não são valorizados. Os alunos nem se indagam sobre os carrões parados no estacionamento, sem um risco e as roupas de "Burgues" usadas pelos professores, simplesmente se veste de palhaço e vão para as ruas embaixo de sol forte, lutar pelos professores que fazem terrorismo escolar e cobram até pingo no i na hora das provas.

E se está tão ruim assim, porque não pedem demissão? Podemos ver o fracasso da Fatec na semana de tecnologia, onde estão os projetos dos alunos, alias que projetos dos alunos? Cade os sistemas projetados pelos educados? Se não trouxessem pessoas de fora, professores e alunos que são realmente programadores, simplesmente a semana da tecnologia seria um fracasso.

E a Semana dos Jogos ou Semana dos Games? Em vez de mostrarem os jogos produzidos pela instituição, baixam jogos, muitos desses feitos por pessoas que nem sequer diplomados são, digo isso porque muitos alunos afirmam que sem diploma é impossível projetar um game (Ideia passada pelos sábios professores), vemos ai limitações intelectuais dos alunos e seus professores, passam  a semana toda jogando em vez de mostrarem sua evolução diante do grande ensinamento dada pela Fatec.

Vemos professor falando que a Fatec de Ourinhos é uma das faculdade mais conceituadas do Estado de São Paulo. Claro que os professores irão dizer isso, ninguém vai falar mal da onde come e bebe, imagina um professor falando que lá não presta. Inclusive teve professores que já leram o meu blog e falaram em sala de aula: " Parem de falar mal da instituição, falar mal da Fatec é falar mal de vocês mesmos." . Não concordo, quando se fala "mal" da faculdade é um aviso de que algo está errado, que alguma coisa tem e deve ser mudada.

E os mini cursos? Método para tirar mais uma graninha dos "intelectuais" alunos da fatec, ao final de cada curso você ganha um papel de sulfite sem o reconhecimento do MEC e sem o carimbo da instituição, assinado pelo professor anônimo das couves e com os dizeres FATEC no topo (Olha só em negrito hein). Isso com certeza é um grande diferencial na hora de pedir emprego.

E a solução? Abandonar a Fatec? Não, mas fazer pressão, pedir uma mudança no método de ensino, pedir para elaborar apostilas e provas que condiz com o que esta sendo ensinado, falar com alunos auto didata atualizados o que poderia e como estar sendo ensinado, se você ensina que 1 + 1 é 2 não vai elaborar uma prova onde tem 3 * 3, buscar material que incentive o aluno a programar DE VERDADE e que o desafie e não esses Maker meia boca, onde muitos custam mais de 5 mil reais para se poder usar.. Mais um grande problema dos professores é achar que está lidando com alunos recém formados do ensino médio, ali tem homens e mulheres de 30, 40 e 50 anos e acharem que são mais espertos, que podem sair enganando todo mundo.

O que mais queria dos alunos da Fatec é que usassem suas mentes, não só para programar, mas para analisar professores e alunos a sua volta. A instituição é bonita e tem uma ótima biblioteca, com certeza você fez muitos amigos lá. Mas isso não é o aprendizado, você não deve misturar essas coisas, defender a faculdade quando ela está tão carente de educadores que realmente se preocupa com a qualidade e a qualificação profissional futura de seus alunos é tolice.

Pensem nisso e até próxima.
 
;